Cooperação e Parcerias

Esta instituição que nasceu em Lisboa há 35 anos, teve, desde sempre, um bom relacionamento com o Município de Lisboa, consubstanciado na cedência do terreno de Benfica e no arrendamento de espaços, mediante a celebração de acordos de colaboração, para a instalação das Respostas Sociais de CAO e Lar “Vida Viva”, além de protocolos pontuais de apoio a diversas iniciativas e programas de cariz social, cultural e desportivo, através dos respetivos pelouros.

O maior crescimento da CEDEMA aconteceu, com a construção em Famões do Equipamento Social “O Telhadinho”, porque encontrou no Município de Odivelas e na Junta de Freguesia Pontinha e Famões, as pessoas com visão que aceitaram o desafio do projeto inovador que é hoje uma realidade bem integrada na paisagem local, e uma resposta social às necessidades das pessoas adultas portadoras de deficiência.

De registar o bom relacionamento com o Município de Odivelas que responde afirmativamente aos convites e desafios da CEDEMA, disponibilizando espaços e convidando a instituição para as várias iniciativas de divulgação, solidariedade, culturais, saúde, desportivas e outros eventos pontuais, incluindo a realização de diversas parcerias nessas áreas.

Hoje existem também excelentes relações, com a Junta de Freguesia Pontinha e Famões, assentes no trabalho conjunto desenvolvido nos anos recentes, resultante de parcerias a vários níveis.

Do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), recebemos o contributo dos estagiários, com formação multidisciplinar, aos quais a CEDEMA proporciona o desempenho de funções em contexto organizacional, preparando-os para uma vida profissional responsável e mais humana.

A Junta de Freguesia de Santa Clara, na qual se encontram instaladas a sede e duas das valências CAO e lar “Vida Viva”, proprietária da Piscina Santa Clara, na Ameixoeira, onde os nossos utentes praticam natação.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), uma parceria de excelência, por que permite aos utentes do CAO fazerem a sua reabilitação através da Hipoterapia.

A Associação Inválidos do Comércio com quem temos uma relação privilegiada e parceria para o fornecimento dos almoços dos utentes do CAO, no seu próprio refeitório, proporcionando interação e inclusão entre a nossa população, os idosos e os trabalhadores.

Relacionamento com diversas Faculdades e Institutos Politécnicos, através da realização de estágios curriculares.