Salas Snoezelen

Existem duas salas para a prática de Snoezelen, uma no CAO da Ameixoeira, em Lisboa, e a outra em Famões, no Equipamento Social “Telhadinho”, destinadas às pessoas portadoras de deficiência cognitiva.

A Terapia Ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar das pessoas deficientes cognitivas da Cedema. Tem como principal objetivo, agir em parceria com a equipa para otimizar as atividades e promover uma participação satisfatória nas mesmas.

A avaliação e a intervenção pretendem desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos, com a utilização de tecnologias de apoio sempre que necessário.

O Snoezelen, orientado pela terapeuta ocupacional da Cedema, é uma filosofia de bem-estar que permite promover o relaxamento, a relação e a estimulação. Para este trabalho existem duas salas de estimulação multissensorial, uma no CAO, mais completa com acolchoado, cama e colunas de água, fibras óticas, iluminação, música e painéis, e a outra no “Telhadinho” mais simples com acolchoado e cama acolchoada, espelho, fibra ótica, iluminação e música. Ambos os espaços permitem a seleção e controlo dos estímulos, a estimulação dos sentidos, com música suave e um ambiente calmo numa relação privilegiada paciente-terapeuta, promovendo a descoberta de canais de comunicação sensorial.

A sessão é organizada de forma a estudar e trabalhar os comportamentos/posturas, as atividades corporais e os estados emocionais da pessoa com défice cognitivo.

O Snoezelen é também uma forma de relacionamento com as atividades do dia-a-dia desenvolvidas na Cedema, despertando os sentidos no processo de autonomia, durante as atividades de desporto e artísticas, de culinária, de alimentação, de higiene, de comunicação sensorial, e outras.