As intervenções do Psicólogo acontecem tanto a nível individual como a nível do grupo existente.
Com base na Intervenção Sistémica ou na Intervenção Cognitivo – Comportamental, focando-se mais na parte cognitiva, quando existe essa capacidade, ou na parte comportamental quando sobressaem maiores limitações cognitivas, perseguimos o bem-estar da pessoa portadora de deficiência, procurando seguir o modelo de qualidade de vida incapacitada de Schalock e Verdugo.
Significa isto que se procura sobretudo o desenvolvimento pessoal, bem-estar emocional, físico e material, as relações interpessoais, mas também a autodeterminação, a inclusão social e a defesa dos seus direitos (incluindo o empowerment).
Os indicadores de qualidade de vida são perceções, comportamentos ou condições específicas de uma dimensão que refletem a perceção de uma pessoa sobre o seu próprio grau de qualidade de vida (Verdugo et al, 2008; Schalock & Verdugo, 2008; Verdugo, Arias, Gómez & Schalock, 2010).
Também há um enfoque na Psicoeducação, de forma a esclarecer e a perceber o que sentem e porque o sentem, promovendo também o seu crescimento emocional.
A sua projeção no futuro, a aceitação das suas limitações e a procura de alternativas são um importante desafio para os portadores de défices cognitivos mais ligeiros.
Também é realizada a avaliação na fase de inscrição nas listas de espera, para se perceber se a patologia se adequa à população atendida pela instituição e, em caso afirmativo, faz-se a avaliação da urgência do pedido, da capacidade cognitiva e do apoio familiar à pessoa em questão.
Em caso de integração, avalia-se a motivação para as diversas atividades, as relações sociais mais próximas e a capacidade de lidar com uma nova realidade, como por exemplo, a estadia em Lar.
Após a entrada na instituição, pretende-se uma boa aceitação de todos, resolução de possíveis conflitos com os técnicos e os colegas, despiste de necessidades de ajuste da medicação, promoção do bem-estar psicológico, realização de um plano de vida a curto e médio prazo, e integração nas suas atividades preferidas.