O Grupo de Teatro, criado em 2004, visa a promoção da pessoa portadora de deficiência cognitiva no contexto profissional das artes performativas e de palco. Utilizando nas dinâmicas de grupo toda uma vivência individual que passa, acima de tudo, pelo auto conhecimento. Esta atividade ajuda a quebrar barreiras de comunicação, de desenvolvimento da criatividade, de promoção da confiança e da autoestima.
Este grupo que então integrava um coletivo de nove elementos e dois técnicos, apresentou a sua primeira peça “Quebra Medos”, no Fórum Lisboa, em 2005.
No envolvimento dos trabalhos de grupo recorrem-se a técnicas de improviso, de dicção, de exploração da expressão corporal e de noção tempo-espacial. Técnicas estas que estimulam no ator a sua capacidade de concentração, de memória e de equilíbrio físico, permitindo o domínio do corpo e da palavra.
O vídeo e a fotografia são ainda ferramentas que o grupo utiliza com o objetivo de interagir com a comunidade, criando pontos de partida para a construção cénica e performativa dos seus trabalhos.
O Grupo de Teatro da depois da sua primeira peça, apresentou outras peças didáticas, como a “Alegria na Criação” (2007); “Nevoeiro” (2010); “Vivências” (2014); “Caixa de Sonhos” (2015). E ainda os filmes “Emoções”, integrado no projeto Pro’Arte, em 2008, e “Olhos nos Olhos”, em 2016
Abre-se agora uma janela de oportunidade na troca de experiências e intercâmbio com instituições congéneres nacionais e da União Europeia.