Projeto Multidisciplinar de Acessibilidade às Artes que trabalha áreas da Cerâmica, Artes Plásticas, Têxteis e Reciclagem em projetos coletivos de Inclusão pela Arte. Inicialmente apoiado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação, criou um blogue e uma página no facebook onde são registadas as principais atividades e prosseguiu depois na mesma linha desenvolvendo diversas ações, exposições e apresentações públicas.
Os “Cabeças na Lua” são o primeiro grupo de teatro de marionetas inteiramente construído e apresentado por adultos portadores de défice cognitivo e conta já com duas histórias diferentes e muitas representações. Este trabalho tem o apoio duma Monitora e duma Terapeuta Ocupacional.
Neste âmbito, promovem-se as marchas de inclusão e o folclore carnavalesco, para participar em eventos populares da comunidade, gerando parcerias com as entidades locais.
Atualmente, além dos ensaios e atuações do grupo “Cabeças na Lua”, foi retomado o projeto “Azulejaria Inclusiva”, um convite do Museu Bordalo Pinheiro, dando continuidade à dinâmica gerada há 2 anos, onde se desenvolveu uma iniciativa de intercâmbio cultural com os serviços educativos do museu, que culminou na Exposição “Aqui há Gatos”.
Na sala “Pincel Mágico” a equipa trabalha essencialmente com a amizade, o respeito e a imaginação de um grupo tão especial.
Presentemente, a CEDEMA tem montado um espetáculo, com a animação da história “O ratinho marinheiro” de Luísa Ducla Soares, livro do Plano Nacional de Leitura, que se destina a escolas e espaços públicos.
Destina-se às pessoas portadoras de deficiência cognitiva mais profunda, os menos autónomos, onde se pretende trabalhar o estímulo emocional, através do prazer e bem-estar, como objetivo principal.