Este projeto visa sensibilizar, ensinar e formar jovens portadores de deficiência cognitiva mais ligeira para uma vida artística, na área da cerâmica.
Produz peças com desenhos elaborados pelos utentes e pode reproduzir os desenhos que se quiser, por encomenda ou para servir objetivos específicos.
Tem um grau de exigência maior em termos de perfeição e técnicas com o intuito de, futuramente, se virem a colocar as peças no mercado.
Uma das preocupações da CEDEMA tem sido a inserção social e laboral dos utentes, mantendo-os ocupados de forma tão útil como possível, segundo as suas capacidades, tendo sempre em vista a sua plena inclusão e autonomia.
Participaram pessoas portadoras de deficiência cognitiva e de multideficiência. Tem-se vindo a trabalhar algumas dificuldades associadas ao perfil desta população alvo tais como: problemas de coordenação ao nível do movimento fino, dificuldades de memorização e concentração, atitude passiva, baixam nível de autoestima e frustração por não conseguirem atingir os objetivos.
Atualmente este grupo apresenta já uma tranquilidade e equilíbrio emocional, uma atitude crítica social e artística, satisfação e autoestima, comunicação e maturidade nas relações pessoais, respeito pelas regras e um desejo constante de atingir os objetivos propostos. Durante este período de pré formação, os utentes com os conhecimentos adquiridos criaram linhas de peças utilitárias e decorativas.
Estas competências, aliadas à autonomia de transportes, são as ferramentas chave para se tornarem mais autónomos, dando-lhes desta forma um objetivo às suas vidas.