Projecto ASAS – Arte Sem Amarras

Este projecto tem o objectivo de sensibilizar, ensinar e formar jovens portadores de deficiência mental mais ligeira para uma vida artística profissionalizante, na área da cerâmica.
Produz peças com desenhos elaborados pelos utentes e pode reproduzir os desenhos que se quiser, por encomenda ou para servir objectivos específicos.
Tem um grau de exigência maior em termos de perfeição e técnicas com o intuito de, futuramente, se virem a colocar as peças no mercado.
Uma das preocupações da CEDEMA, tem sido a inserção social e laboral dos utentes, mantendo-os numa ocupação tão útil como possível, segundo as suas capacidades, tendo sempre em vista a sua plena inclusão e autonomia.

Neste âmbito foi criado o Projecto “Asas” – Arte sem Amarras que teve inicio em fase experimental (pré formação) em Janeiro de 2004, integrado no Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) – “Projecto Vida Viva”.

Participaram já onze utentes, portadores de deficiência mental, sendo um dele também deficiente auditivo. Tem-se vindo a trabalhar algumas dificuldades associadas ao perfil desta população tais como: problemas de coordenação ao nível do movimento fino, dificuldades de memorização e concentração, atitude passiva, baixam nível de auto- estima e frustração por não conseguirem atingir os objectivos.

Actualmente este grupo apresenta já uma tranquilidade e equilíbrio emocional, uma atitude crítica social e artística, satisfação e auto-estima, comunicação e maturidade nas relações pessoais, respeito pelas regras e um desejo constante de atingir os objectivos propostos. Durante este período de pré formação, os utentes com os conhecimentos adquiridos criaram linhas de peças utilitárias e decorativas.

Nesta unidade estão integrados os utentes que passaram a fase de pré formação onde adquiriram procedimentos e técnicas de saber fazer. Poderão ainda obter um vasto conhecimento teórico, prático, histórico-cultural, artístico e criativo, proporcionando um desenvolvimento integral a nível sensorial, emocional, cognitivo e sócio cultural.

Estas competências, aliadas à autonomia de transportes, são as ferramentas chave para se tornarem bons profissionais, dando-lhes desta forma um objectivo às suas vidas, bem como desenvolvimento de autonomia e futura remuneração financeira.

Do mesmo modo os conteúdos da formação e as técnicas /procedimentos laborais na execução de peças, são sempre adaptadas de acordo com as capacidades específicas de cada utente.

A formação será constante devido às características exigidas em cada encomenda e o aparecimento de novos produtos no mercado.