Início

 > Video de Apresentação

Ilustração do conteúdo

Consulta rápida (ir para ...)


 

Video de Apresentação


Carregue aqui e venha conhecer-nos...


História


A CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede na Rua Varela Silva, lote 8, loja A, 1750-403 Lisboa, contribuinte nº 501701885 e registada na Segurança Social com o nº 20008857952.

Foi fundada em 16 de Fevereiro de 1982, por um grupo de pais que ao verem-se envelhecer sem respostas para os seus filhos deficientes, se uniram e formaram esta associação com o objectivo de criarem um Lar, o que veio a acontecer em 1994.

Posteriormente, por solicitação de outras famílias associadas, foram os estatutos alterados, permitindo uma acção mais abrangente com a criação de novos equipamento e serviços.


Quem Somos


Os Corpos Sociais da CEDEMA incluem:

Órgão Superior de Decisão
Órgão Executivo
Órgão Fiscal

Órgão Superior de Decisão

É a Assembleia Geral, cuja Mesa é composta por três membros: um Presidente, um Secretário e um Vogal.

Órgão Executivo

É a Direcção, composta por sete membros:

Um Presidente
Um Vice-Presidente
Um Secretário
Um Tesoureiro
Três Vogais

Órgão Fiscal

É o Conselho Fiscal, composto por três membros: um Presidente e dois Vogais



Apresentação



- Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), actualmente encontram-se 2 CAO’s em funcionamento sendo um com gestão participada de outra instituição e o segundo CAO “Vida Viva”, a funcionar em novas instalações com capacidade para 25 utentes. Aqui desenvolvem-se actividades que proporcionam a reabilitação da pessoa portadora de deficiência mental, tais como: natação adaptada, hipoterapia, ginástica, golfe, artes plásticas, teatro, dança, cerâmica, informática entre outras. No CAO também está implementado o programa “Net Solidária” o qual permite dar formação em novas tecnologias (Acesso á Internet) com atribuição do Diploma de Competências Básicas não só aos utentes como á comunidade local (pois a CEDEMA é entidade certificada).

- Apoio Domiciliário, iniciado em 2003, tem como principal objectivo auxiliar as pessoas portadoras de deficiência mental e seus familiares no domicílio e consiste na execução de actividades diárias, tais como higiene pessoal, habitacional, assim como o acompanhamento hospitalar ambulatório, entre outras.

- Unidade Residencial – Lar “Vida Viva”, inaugurada em Julho de 2005 com capacidade para 6 utentes, o principal objectivo é proporcionar às pessoas portadoras de deficiência mental residentes, todas as condições adequadas para terem uma vida digna, em substituição da família, na ausência ou incapacidade desta.

- Colónias de Férias - duas vezes por ano, são realizadas colónias de férias com características diferentes, em zonas de praia, com duração de 1 a 2 semanas.

-1ª- para os utentes de CAO e Lar, acompanhados de equipa técnica multidisciplinar, durante a qual são trabalhadas questões de higiene, hábitos de vida diária e autonomia, num contexto de praia e lazer.

- 2ª- para os utentes e familiar respectivo, mais sobrecarregado com o atendimento e prestação de cuidados deste. Também acompanhados por uma equipa técnica e alguns membros da Direcção, são trabalhados comportamentos e estados psíquico e depressivos num ambiente lúdico e de descontracção com o apoio do psicólogo.


Missão


Tem como missão o atendimento, o alojamento, a reabilitação o bem-estar, a felicidade e a inclusão social da pessoa adulta portadora de deficiência mental, desenvolvendo e promovendo as suas capacidades, assim como o apoio às suas famílias em todas as suas formas e vertentes.


Valores


Tem como valores a salvaguarda da dignidade da pessoa portadora de deficiência mental e a sua protecção, assim como a divulgação desta problemática, lutando pela igualdade de oportunidades e direitos, com vista a uma plena inclusão social.

Estima-se que 1 a 1,5 % da população Europeia sofre de deficiência mental. É uma população carente, silenciosa e descriminada. A família muitas vezes também ela descriminada, sofre uma saturação e desgaste prematuro que a leva a desagregar-se ou a acomodar-se a situações precárias de exclusão social e de infortúnio.




Financiamento


Suporte Financeiro

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, é comparticipada pela Segurança Social através da celebração de acordos para as diversas valências os quais respondem por 60% das despesas de funcionamento anuais. Para colmatar os restantes 40%, além das mensalidades pagas pela família (quando pagam), efectua anualmente um ou dois torneios de golfe, os quais sendo patrocinados por um grupo de empresas, angaria cerca de 20%, sendo os restantes custos (20%) financiados pela Campanha Anual de Angariação de Fundos – “O Telhadinho”, realizada anualmente por um grupo de voluntários a nível nacional, mas com maior incidência na zona da Grande Lisboa.




[fim da página]